
O Centro Educacional de Ibiassucê - CEI - aborda sucintamente um pouco da sua história. Foi fundada em 1964 oferecendo o curso ginasial e pedagógico, denominado Curso Normal, que nessa época pertencia à rede pública municipal.
No final da década de 60, a escola foi integrada a CENEC – Campanha Nacional de Escolas da Comunidade onde era mantida em partes por recursos da Prefeitura e em partes pelos pais de alunos. O colégio passa a denominar-se CECI – Centro Educacional Cenecista de Ibiassucê. Nesse contexto cria-se além do antigo 1º Grau (5ª a 8ª séries) o 2º grau com o curso profissionalizante de Magistério com habilitação ao ensino de 1º grau da 1ª a 4ª série.
O seu processo de autorização para funcionamento foi efetivado em 4 de junho do ano de 1969 sob o nº 3112 publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia em 10 de junho de 1969.
O curso de Magistério foi extinto no ano de 1998. A extinção deu-se pela reformulação da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação, onde o governo federal iniciou o processo de reforma da educação em todo o Brasil, tendo como um dos seus pontos básicos a separação formal entre Ensino Médio e Educação Profissional, conforme regulamentação do Decreto nº 2208/97.
Para o CECI, esta nova realidade provocou a necessidade da extinção do Magistério e criação do curso de Formação Geral que posteriormente passou a denominar-se Ensino Médio.
Nesse momento, o CECI foi extinto a partir de 1998 conforme publicação no Diário Oficial de 15 de janeiro de 2002 e criado o CEI – Centro Educacional de Ibiassucê conforme decreto lei Nº 07 de 03 de março de 1997.
No ano de 2002 foi estadualizado o Ensino Médio no município. Portanto o CEI passa a funcionar somente com o Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série.
Ao longo de sua existência, a escola buscou trabalhar de forma voltada para a melhoria e o reconhecimento no que se diz respeito à qualidade de ensino e à qualificação profissional. Apesar das dificuldades de aquisição de recursos, realidade vivenciada em toda escola pública, o colégio conseguiu até o momento formar alunos que se destacaram em faculdades e no mercado de trabalho, sendo estes, preparados em sua formação inicial nesta instituição e hoje muitos já são profissionais preparados e atuantes em vários campos no mercado de trabalho.
Atualmente o CEI conta o número de 960 alunos em 25 turmas distribuídas da seguinte forma: 09 turmas de 5ª série; 07turmas de 6ª série; 04 turmas de 7ª série e 05 turmas de 8ª série, funcionando nos três turnos: matutino, vespertino e noturno.
Com as transformações que vem ocorrendo na sociedade e no próprio sistema de educação, o CEI vem, nos últimos anos, buscando novas estratégias no intuito de melhorar o processo de ensino-aprendizagem.
Enfim, o CEI tem por ideal proporcionar ao aluno a formação necessária ao desenvolvimento de suas capacidades, oferecendo-lhe um ensino de qualidade que atenda as suas necessidades sociais e intelectuais. Essa instituição, como única escola de Ensino Fundamental II existente no município, visa, através da efetiva preparação do aluno, a assegurar-lhe o sucesso pessoal e profissional.
Olá Adriano, Clarinda e Maria de Lourdes!
ResponderEliminarParabéns pelo trabalho de vocês. Mantenham vivo este sistema de divulgação das atividades do CEI. A transparência fortalece a Gestão Escolar.
Abraços.
Marialba